Edit Content

Mapa do Site

EDUCAÇÃO

Refeições Escolares

A Câmara Municipal de Benavente é responsável pela gestão e fornecimento de refeições nos refeitórios escolares de todos os Estabelecimentos de Educação e Ensino da rede pública do concelho.

Este serviço integra todo processo, desde o planeamento, aquisição, armazenamento, preparação, distribuição até ao acompanhamento do serviço de refeições.

Normas de Funcionamento do Serviço de Refeições Escolares do Município de Benavente

Destinatários

Todos os Alunos que frequentam Estabelecimentos de Educação e Ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, da rede pública do concelho de Benavente.

Inscrição

Todos os alunos com registo na plataforma SIGA ficam automaticamente inscritos no serviço de Refeições.

Marcação de refeições

Alunos da educação pré-escolar e 1º ciclo – uma vez feita a inscrição, terão apenas de desmarcar, caso não pretendam almoçar.

Alunos do 2.º, 3.º ciclos e secundário – a marcação das refeições deverá ser efetuada de forma prévia, até às 15.30 h do dia útil anterior, através da plataforma SIGA. Caso a marcação seja efetuada no próprio dia, até às 09:30h, tem uma acréscimo de € 0,30 e um limite de 10 refeições.

Pagamento das refeições

Em regime pré-pago através da plataforma SIGA.

O valor das refeições para o ano letivo 2023/2024 é o seguinte:

Refeições Escolares | Dívidas

A Câmara Municipal de Benavente é responsável pela gestão, fornecimento e cobrança das refeições escolares. Perante a existência de situações de incumprimento estão a ser desencadeados os procedimentos para a resolução desta questão.

Caso se encontre em situação de incumprimento, não pagamento de refeições escolares até agosto de 2022, poderá solicitar o pagamento da dívida em prestações AQUI.

Desistência de refeições

Dia anterior até às 12.00 horas;

Em caso de doença, até às 09.30 horas do próprio dia;

Os alunos posicionados no escalão A também terão de informar da desistência da refeição, sob pena de ser cobrado o valor de € 1,46.

Lanches

O Município de Benavente considerando a importância do lanche escolar, garante o fornecimento a todos os alunos da educação pré-escolar e 1.º ciclo posicionados em escalão A.

No entanto, poderão beneficiar deste serviço os alunos que embora não integrados no Escalão A, sejam referenciados pelo professor/educador.

Ementa de Lanches

Dietas alimentares

Disponibilização de dieta alimentar para os alunos com alergias ou intolerâncias alimentares desde que apresentem comprovativo médico recente para o efeito.

Ementas Escolares

O Município de Benavente tem à sua responsabilidade o fornecimento de refeições escolares aos alunos que frequentam os Estabelecimentos de Educação e Ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, da rede pública do concelho de Benavente.

A partir dos três centros de confeção, Centro Escolar de Benavente, EB 2’3 do Porto Alto e Cantina do Porto Alto, são diariamente produzidas cerca de 2400 refeições escolares que depois são distribuídas em cada um dos refeitórios existentes.

O processo de confeção é garantido pelas equipas fixas de cada um dos centros produtores, sendo o Município responsável por todos os procedimentos relativos à aquisição e gestão dos bens alimentares, preparação, distribuição até ao acompanhamento do serviço de refeições.

Em estreita articulação com as Associações de Pais desenvolvemos o projeto Refeitório Aberto que visa promover o contacto dos encarregados de educação com os refeitórios/refeições escolares.

Salientamos que por razões de ordem imprevista as ementas poderão sofrer alterações.