Edit Content

Mapa do Site

Inauguração de monumento ao Toureiro António José de Oliveira

A inauguração do monumento que homenageia o samorense António José de Oliveira – o primeiro toureiro e o primeiro novilheiro de Samora Correia-  terá lugar no domingo, dia 28 de Setembro de 2025, pelas 17.00 horas, no Largo João Fernandes Pratas.

Na história da tauromaquia, António José de Oliveira é destacado como um toureiro português que atuou principalmente nas décadas de 1940 e 1950. Natural de Samora Correia, no concelho de Benavente, iniciou a sua carreira na tauromaquia como cavaleiro amador, destacando-se pela sua habilidade e coragem. Ao longo da sua carreira, participou em inúmeras corridas de touros, incluindo algumas nas festas em honra de Nossa Senhora da Oliveira e de Nossa Senhora da Guadalupe, em Samora Correia, onde atuou ao lado de outros nomes da tauromaquia nacional, inclusive com a também homenageada com um monumento em Samora Correia, Maria Mil Homens.

Após a sua retirada das arenas, António José de Oliveira manteve-se ligado ao mundo taurino, sendo lembrado como uma figura emblemática da tauromaquia portuguesa da sua época. O seu legado é preservado por aficionados e historiadores que reconhecem a sua contribuição para a tradição tauromáquica em Portugal.

A cerimónia é aberta à população.

Mais artigos