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Jornada de reflexão/formação “Laboratório do Brincar – Desafios da Escola a Tempo Inteiro”

O Centro Escolar de Samora Correia acolheu, no passado dia 15 de abril, uma ação de reflexão, com carácter formativo, envolvendo professores, educadores e auxiliares de ação educativa dos dois Agrupamentos de Escolas do Município; técnicos do Plano Salute; profissionais da Câmara Municipal que integram a Educação Pré-escolar, as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e o 1.º ciclo, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e a Componente de Apoio à Família (CAF). Abordado o projeto piloto que a Câmara Municipal está a desenvolver, um trabalho de intervenção socioeducativa que pretende incidir sobre os momentos de recreio e das refeições escolares, no 1.º ciclo. Uma iniciativa realizada em articulação com o Instituto de Apoio à Criança (IAC); a Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e os Agrupamentos de Escolas do Município de Benavente.

De acordo com o Prof. Frederico Lopes, da FMH, as nossas crianças passam cerca de 60 horas por semana em horário escolar e atividades “para-escolares”, como tal é fundamental que a escola crie as melhores condições possíveis para que as crianças encontrem tempo, espaço e permissão para brincarem e estarem bem, o que significa que as brincadeiras geradas sejam efetivamente aprazíveis, adequadas ao seus corpos e mentes curiosos, adequadas às suas idades e necessidades de desenvolvimento, e adaptadas às suas energias, próprias do que é ser Criança.

Tempo não letivo mais significativo e inclusivo

No conjunto, tratam-se de projetos que envolvem todos e o objetivo é dar contributos para que o tempo não letivo das crianças na escola seja mais significativo, participado e inclusivo.

A autarquia tem vindo a estabelecer alguns contactos, designadamente, com o Instituto de Apoio à Criança e com a Faculdade de Motricidade Humana tendo como propósito a definição de parcerias estratégicas, sendo que já realizou, de igual forma, algumas visitas a Escolas que têm realizado um trabalho considerado de sucesso nesta matéria específica. Nesta Jornada, marcaram presença para falarem dessas boas práticas nos seus espaços escolares: o Diretor do Departamento de Educação e Atividade Física da CM de Torres Vedras e o Diretor do Agrupamento de Escolas da Alapraia, de Cascais.

Para já, “nesta fase muito inicial, serão estes os profissionais da comunidade escolar envolvidos no projeto, mas na fase seguinte, também os pais serão chamados ao processo e ao seu desenvolvimento pleno nas escolas”, assegurou a vereadora Catarina Vale, com o pelouro da Educação na CM de Benavente.

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