Edit Content

Mapa do Site

CREACTIVITYBUS – Workshop itinerante do BPI e da Fundação “la Caixa” – Município de Benavente

Um novo projeto itinerante que propõe workshops para despertar a engenhosidade das crianças e ajudá-las a sentirem-se confortáveis numa sociedade em mudança

O “Creactivity”, é um espaço concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade das crianças. Este novo projeto itinerante tem por objetivo fomentar a conceção de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em workshops com materiais do quotidiano e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

O “Creactivity” ganha vida dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada, para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida. O veículo está equipado por dentro com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos realizarem.

O espaço dispõe de várias áreas para implementar diferentes habilidades: a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Eletricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion

No “Creactivity”, as crianças exploram os materiais, definem objetivos, provam, testam, partilham

Caracterizado pela sua componente lúdica e colaborativo, o espaço permite a pesquisa com materiais, o planeamento, criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Outras competências mais transversais também estão a ser trabalhadas, como hábitos de aprendizagem cooperativa, o autoconhecimento para a aprendizagem e criação e realização de projetos.

Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino básico e secundário, entre os 8 e os 16 anos principalmente, bem como a grupos familiares.

Um animador orienta as crianças através de um processo de criação para o qual adultos acompanhantes, sejam professores ou familiares, também são convidados. As sessões têm uma duração estimada de 75 minutos.

Movimento Tinkering: a capacidade de improvisar com criatividade

O sistema de aprendizagem “Creactivity” é inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de San Francisco, que nasce do movimento Maker (ou Making), que mistura tecnologias digitais e físicas para o design criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária.

Trata-se de um novo paradigma que coloca a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos, que sugerem a resolução de problemas de forma improvisada preparam as crianças para enfrentarem novos desafios de forma criativa e para sentirem confortáveis numa sociedade que está em constante mudança.

Inscrições em https://sites.google.com/creactivitybus.com/reservas-creactivity/p%C3%A1gina-inicial

Mais artigos