Contexto económico exigente e verbas cabimentadas pelo anterior executivo condicionam o orçamento
A Câmara Municipal de Benavente aprovou hoje em reunião de Executivo, com os votos favoráveis da AD – Coligação PSD/CDS, da CDU e a abstenção dos vereadores do Chega e do Partido Socialista, o Orçamento Municipal para o ano de 2026, no valor global de 39.416.654 euros.
As contas para 2026, que estão condicionadas por verbas cabimentadas pelo anterior executivo na ordem dos 16 milhões de euros, revelam também oportunidades de futuro decorrentes do acesso a fundos comunitários e instrumentos de financiamento nacionais que permitirão iniciar novos projetos estruturantes para o concelho.
A Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Sónia Ferreira, esclareceu que “as prioridades estratégicas deste orçamento incidem na habitação, educação, ambiente, área social, apoio às coletividades, na valorização do território e na melhoria da qualidade de vida das nossas populações”.
“Este é um orçamento responsável, que garante uma gestão rigorosa dos recursos públicos, e que afirma o equilíbrio financeiro como condição essencial para resolver problemas do passado de olhos postos num futuro de desenvolvimento”, conclui, Sónia Ferreira.
Entre os principais investimentos previstos pela Câmara de Benavente, em 2026 destacam-se a criação de uma creche municipal em Benavente, o desenvolvimento do projeto da futura Escola Secundária de Samora Correia, intervenções no âmbito da Estratégia Local de Habitação, o reforço da capacidade de resposta na higiene urbana, com a aquisição de novos camiões de recolha de resíduos sólidos urbanos, a criação de bolsas de estacionamento em Benavente e Samora Correia, e investimentos concretos em matéria da valorização turística e cultural do concelho.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Benavente aprovou anteriormente, por unanimidade, a manutenção das taxas de Derrama, IRS e IMI.
A Derrama irá manter-se nos 1,4%, para empresas com lucros superiores a 150.000 euros e de 0,01% para empresas com lucros abaixo desse valor. A taxa de IRS continuará fixada nos 2,5% e o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos 0,30%. O Município de Benavente manterá igualmente em vigor o IMI familiar que garante um desconto de 30 euros a famílias com um filho, 70 euros a famílias com 2 filhos e 140 euros a famílias com três ou mais dependentes.
O Orçamento Municipal para 2026, que segue agora para aprovação da Assembleia Municipal de Benavente, afirma-se como um documento de responsabilidade, estabilidade e visão que assume o equilíbrio financeiro como condição essencial para investir nas pessoas, no território e no futuro do concelho de Benavente.




