As Coudelarias no Concelho de Benavente representam um património vivo de inestimável valor histórico, cultural, económico e social. Por isso mesmo a Presidente da Câmara Municipal, Sónia Ferreira, esteve hoje presente na Cerimónia Oficial da Feira Nacional do Cavalo, na Golegã.
Na presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, e do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, Sónia Ferreira manifestou a intenção do Município de Benavente pertencer à AMPC.
O Cavalo Lusitano e o Sorraia são símbolos da tradição equestre portuguesa e estão intrinsecamente ligados à identidade nacional.
A cidade de Samora Correia e a aldeia de Santo Estêvão são, no nosso território, as Freguesias que sustentam o maior desenvolvimento socioeconómico desta actividade, com Samora Correia a ter uma preponderância fundamental na conservação genética e cultural do cavalo.
“É incompreensível que um concelho com tantas coudelarias e uma ligação tão forte ao mundo equestre e à arte da campinagem não tenha estado na fundação desta Associação” afirma Sónia Ferreira, esclarecendo que “o passo seguinte neste processo é submeter uma proposta de adesão à apreciação da Câmara Municipal e posteriormente à Assembleia Municipal”.
A qualidade dos cavalos produzidos, em Samora Correia, Santo Estêvão e Benavente, atrai criadores dos quatro cantos do mundo, elevando o prestígio internacional do nosso concelho.
Na cidade de Samora, a Companhia das Lezírias assume-se como um pilar da identidade rural e equestre no nosso concelho e do nosso país. Daí que a sua preservação e valorização represente um compromisso vital para a nossa história, sempre de olhos postos no futuro.
O Samora Equestre, evento que promove e celebra a forte ligação de Samora Correia e de todo o Ribatejo ao cavalo, à tauromaquia e às tradições rurais da lezíria ribatejana, será valorizado já na próxima edição.
A realidade equestre do Concelho de Benavente torna vital a adesão da Câmara Municipal de Benavente à Associação dos Municípios Portugueses do Cavalo.




