Lançamento do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo

Guia de Percursos Pedestres apresentado dia 27 de Outubro

Abertas as Inscrições para a caminhada

O Guia dos Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo com a colaboração da Câmara Municipal de Benavente e das restantes autarquias da Lezíria do Tejo, sugere 11 itinerários, que totalizam uma extensão de 100 km. Com uma média de 10km, o percurso  pode ser feito numa manhã e a tarde poder ser aproveitada para visitar outros motivos de interesse e desfrutar da rica gastronomia e do comércio local, oferecendo a possibilidade de descobrir cada região. Todos os percursos estão sinalizados no terreno e se desejar pode obter de forma individual a ficha de cada um em www.visitribatejo.pt. Em Benavente, o Guia dos Percursos Pedestres vai ser lançado no dia 27 de Outubro, domingo, pelas 10 horas, no Largo do Calvário, em Benavente, seguindo-se uma caminhada com inscrições que podem ser feitas também através deste link: http://bit.ly/2mtxNXm

Este percurso do município de Benavente tem a particularidade de poder ser feito na sua totalidade (cerca de 20 Kms), ou com efeito circular dentro de Benavente ou dentro de Samora Correia (10 km) destacando-se pelo seu caráter natural e rural, marcado pela água que lhe concede uma paisagem diversificada e dinâmica. Parte do caminho é realizado nos valados  dos rios Almasor e Sorraia , que protegem as terras agrícolas das cheias.

Percurso: PR1 Benavente

Localidade servida pela autoestrada A10, A13 e A1 tem estação central de camionagem. Em 1199, a fixação de colonos na margem sul do Tejo, conduziu ao surgimento da povoação que recebeu foral no ano de 1200 dado por D. Paio, mestre da Ordem de Calatrava e confirmado em 1218 por D. Sancho I. Localizada nas grandes lezírias do Tejo é conhecida pelas ganadarias e coudelarias de reconhecido valor e pela figura típica e corajosa que é o campino que com as suas vestes garridas dá especial colorido à lezíria e às festas tradicionais. Na gastronomia merece destaque o Cozido Bravo à Ribatejana, o Torricado, a Açorda de Sável, as Migas com Entrecosto ou Bacalhau e o Ensopado de Enguias, o Bolo Podre, e os pratos de arroz carolino das lezírias ribatejanas. É também zona importante na produção agrícola merecendo destaque o seu arroz carolino. Tesouro natural do concelho é uma parte do estuário do Tejo considerado uma das zonas húmidas mais importantes da Europa acolhendo anualmente milhares de aves que aqui passam o inverno longe dos rigores do norte europeu.

Coordenadas gps-wgs84
38.984470, -8.813076

pdf Guia percursos pedestres (2.72 MB)

#percursos #pedestres #ribatejo #gastronomia #lezíria #tejo #natureza #município #benavente