fbpx Saltar para o conteúdo principal

Data

05.19.2022 10:00 am - 05.23.2022 Escrito por: joana Marques

Atividades comemorativas do Dia Mundial dos Peixes Migradores

Geral

Descrição

Os peixes Migradores do Rio Sorraia – Benavente e Coruche de 19 a 21 de maio

Para celebrar o dia Mundial dos Peixes Migradores, juntamos dois Municípios ligados pelo rio Sorraia, demonstrando que não há fronteiras num rio, assim como não deveria haver barreiras.

Num evento de três dias, vamos sensibilizar a comunidade para as necessidades ambientais destas espécies e as dificuldades que encontram, e realçaremos a importância de manter rios saudáveis e livres para a conservação dos peixes migradores, apresentando dois exemplos do que pode ser feito para restaurar a continuidade longitudinal.

  • 19 de maio – alunos da comunidade escolar de Coruche visitarão a passagem para peixes do Açude Insuflável de Coruche
  • 21 de maio (sábado) – neste dia aberto à participação das comunidades e agentes locais, além da visita à passagem para peixes do Açude Insuflável de Coruche será realizada uma intervenção demonstrativa num açude no rio Sorraia, com um rearranjo que permitirá aos peixes transpor esse obstáculo.
  • 23 de maio (segunda) – alunos da comunidade escolar de Benavente experimentarão a vida de um peixe migrador, através de uma gincana nas margens do rio Sorraia, em Benavente e do seu afluente, o rio Almansor, em Samora Correia.

Dando destaque à lampreia-de-rio, uma espécie migradora que, em Portugal, ocorre somente na bacia do rio Sorraia, este evento realiza-se no âmbito dos projetos “EVOLAMP – Assinaturas genómicas da evolução de ciclos de vida alternativos em lampreias” e “Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas de Sistemas de Água Doce e Estuarino – INVASAQUA”.

Inscrição para a atividade de dia 21 de maio de 2022 https://forms.gle/WwsGL1TemTLFE1f37

Programa e mais informação em https://worldfishmigrationday.com/event/citizen-science-migratory-fish-from-sorraia-os-peixes-migradores-do-rio-sorraia/

 

post 1080x1080